Manual da marca, sua empresa precisa de um
Quando um empreendedor pensa em montar seu negócio, logo se pensa na necessidade de um logotipo para iniciar todo o trabalho de divulgação do seu novo negócio, mas poucos sabem da necessidade e importância do manual de marca. Você sabe o que é? Para que serve?
O que é um manual de marca?
Um manual de marca é um documento que estabelece as diretrizes e padrões para a utilização de uma marca, como um manual de instruções. Ele explica o conceito de criação dessa marca, suas dimensões, a família tipográfica escolhida, a paleta de cores, o grid de construção, as versões de assinatura, entre outras coisas.
O objetivo do manual de marca é garantir que sua marca seja sempre usada de forma consistente e coerente em todos os materiais de comunicação, dessa forma, o site, as redes sociais, a papelaria e todos os demais materiais seguirão a mesma linha e padrão, criando assim uma identidade de marca, que será mais fácil de ser reconhecida pelos seus clientes.
Por que ter um manual de marca?
Sem um manual de marca, a marca pode ser utilizada de maneira inconsistente, o que pode prejudicar sua identidade geral e torná-la menos reconhecível pelos consumidores, criando uma confusão visual, ou mesmo descaracterizando sua marca.
O objetivo do manual de marca é garantir que a marca seja utilizada de forma consistente e coerente por todos os designers que irão trabalhar sua marca, sem que sua legibilidade e características sejam prejudicadas. Dessa forma, você não precisa decorar os códigos das suas cores, sua tipografia, basta enviar o manual da sua marcar e o designer saberá o que pode e o que não pode fazer ao trabalhar sua marca.
Além disso, a falta de um manual de marca pode levar a uma utilização inadequada dos elementos gráficos da marca, prejudicando assim sua identidade visual.
Bons profissionais de design sempre criam suas marcas acompanhadas do seu manual de marca. Se você não tem um, saiba que você precisa de um.
Commentaires