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A importância de uma boa marca

Quando alguém decide abrir um negócio surgem muitas decisões importantes que precisam ser tomadas, e sem dúvida, entre elas estão: Qual será o nome da minha empresa? Como será a minha marca? De fato essas decisões precisam ser tomadas com bastante cuidado e atenção.


A marca é a cara de uma empresa, é o que conecta uma empresa ao seu cliente. Uma marca é a junção de características tangíveis e intangíveis, é um conjunto de benefícios, atributos, valores, é a personalidade do seu negócio representada graficamente. Ela não pode e não deve ser somente algo "bonito" ou "legal", ela precisa representar a alma do seu negócio de fato.






Segundo o Phlip Kotler, marcas são "nomes, termos, sinais, símbolos que, unidos, identificam produtos e serviços de uma empresa e os diferenciam de seus concorrentes".


Dar origem a uma marca é o processo de criação que começa na mente dos seus idealizadores, passa pelo designer e chega aos seus consumidores finais. O empresário define seus valores, personalidade, áreas de atuação, tudo aquilo que definirá quem é a empresa, o designer transformará todas essas informações em cores, tipografias, ícones, símbolos, que formarão a identidade visual da sua empresa, e por fim, o consumidor final será apresentado a ela, se identificará, se relacionará com ela. Para que tudo isso aconteça é preciso ter em mente alguns pontos importantes:


  • É importante que a estratégia e o posicionamento da empresa já estejam bem definidos e estruturados, é preciso entender de forma clara qual é o seu negócio hoje e como poderá ser amanhã, considerando tanto as atividades quanto o público.

  • É importante pensar em aspectos como ética, valores e confiabilidade nos pontos que se destacam da concorrência.

  • O desenho da sua marca precisa comunicar e não apenas ser "bonito". A construção envolve pesquisa e reconhecimento, precisa ser original e atraente, refletindo a personalidade do negócio.

  • Toda marca precisa de identidade visual, não pense que é só criar um logotipo e acabou. É preciso definir como ela se apresenta em diversos e diferentes tipos de materiais, como se aplica a imagens, como é seu tom de voz.

  • Toda marca precisa de manual de marca. Esse material é de extrema importância e geralmente negligenciado pela classe. É nele que você saberá como utilizar sua marca da maneira correta, mantendo a identidade visual já criada.

  • A gestão da marca deve alinhar todo o universo da empresa, desde o produto até o ambiente. Materiais impressos e digitais, arquitetura e decoração precisam comunicar-se uns com os outros, de forma a valorizar a imagem do negócio e garantir consistência e continuidade no uso da marca.



A força de uma boa marca


Muitas pessoas veem a marca como sendo parte da experiência da compra, e ter uma marca forte irá passar uma imagem de peso para o seu negócio. Produtos / serviços com uma marca bem desenvolvida passam uma imagem de qualidade superior ao longo do tempo e isso pode facilitar o processo de vendas, exigindo menos esforço da equipe de marketing a longo prazo. Com o passar do tempo sua empresa pode valer milhões se sua marca for bem gerida.




Não esqueça de registrar sua marca!


Uma marca sem registro é como uma casa sem documentação, qualquer um pode chegar e tomar o que é seu, então não negligencie essa parte. Para ter um logotipo que identifique o negócio e tenha exclusividade sobre o nome escolhido, o empreendedor precisa registrar a marca de sua empresa.

Isso pode ser feito junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Por meio do site do INPI, o empresário terá acesso ao Guia Básico de Marca. Clique aqui para conhecer o conteúdo.


Veja abaixo algumas das marcas já criadas pela Criare. Precisando criar o nome ou a marca do seu negócio, a Criare pode te ajudar. Fale com agente!




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