top of page

Quais são as principais características de uma boa marca?

A marca é a principal parte da identidade visual de uma empresa, pois é através dela que normalmente as pessoas fazem o primeiro contato. Ter uma boa marca é crucial para todo o trabalho de comunicação que virá depois, mas como identificar uma boa marca?


Nós separamos alguns pontos importantes para serem levados em consideração:




Simplicidade:


As marcas mais simples geralmente são os mais impactantes, são mais fáceis de reconhecer e de memorizar, portanto fixar sua identidade na memória do público se torna mais fácil. Ser simples é ser objetivo, claro, sem itens mirabolantes cheios de feitos e traços, sem exageros. Veja a marca da Nike por exemplo.



Variações de assinatura:


É um erro bem grotesco criar uma marca com apenas uma versão. É preciso sempre criar suas variações, desde as mais básicas, até as mais inovadoras se necessário for. Versões como sólidos, negativo e positivo, monocromáticas... Veja o exemplo da Cielo:




Responsividade:


Nessa etapa muitos "designers" pecam. Ao criar uma marca é preciso pensar em todas as aplicações possíveis que poderão ser necessárias, isso inclui não somente variar as assinaturas (vertical, horizontal, selo, etc.), mas também pensar as diferentes formas de apresentação. Hoje com o mundo digital crescendo cada vez mais, uma boa marca precisa ser adaptável a todas as possibilidades, formas, tamanhos, telas.

Além disso é preciso pensar na impressão e produção pelas quais essa marca poderá passar. Neste caso, traços muito finos por exemplo não funcionam bem em diversos tipos de materiais, podendo se tornar um grande problema para o cliente lá na frente. Veja o exemplo da Disney.




Atemporalidade:

Uma empresa pode usar a mesma marca por décadas, por isso é preciso pensar sempre a longo prazo e evitar modismos. Para empresas grandes fazer o redesign de sua marca não é um grande problema, já que eles possuem verba para trocar absolutamente todos os materiais para a nova identidade, o que não acontece com empresas menores. Nesses casos fazer o redesign ou mesmo trocar a marca pode ser um problemão, então é melhor pensar bem. A Granado é um grande exemplo de marca solidificada a décadas sem grandes mudanças.



Gostou? Se você precisar de ajuda para construir a identidade visual do seu negócio conta com a gente!




5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page