Por que negócios que não investem em marketing estão condenados a estagnar
- Bruno Lima

- 4 de ago.
- 2 min de leitura
Ou: por que não dá pra emagrecer comendo pizza todo dia?
Você já ouviu alguém dizer que quer emagrecer… mas continua comendo pizza todo dia? Pois é.
O mundo dos negócios está cheio de versões dessa história, com empreendedores que querem vender mais, mas não movem uma vírgula do orçamento para investir em marketing.
A verdade é simples (e pode doer): crescimento exige investimento.
Mentalidade de escassez vs. mentalidade de crescimento
Empresas que vivem cortando tudo que parece “despesa” agem pela mentalidade da escassez. É o famoso “vamos esperar melhorar pra investir”. Só que não se cresce esperando. Cresce-se provocando movimento.
Já a mentalidade de crescimento entende que marketing não é gasto, é motor. E motor desligado, como a gente já disse por aqui, não leva negócio pra lugar nenhum.
As grandes marcas sabem disso
Olhe para as maiores empresas do mercado. Quando começam a perder espaço, o que elas fazem? Cortam o marketing?
Não. Elas investem mais em marketing!
A Magazine Luiza, mesmo enfrentando um déficit bilionário, decidiu ampliar os investimentos em marketing em 2025, apostando em novas soluções como o Magalu Ads, em parceria com o Google.
O Mercado Livre vai investir R$ 34 bilhões no Brasil só este ano, e parte desse valor é justamente para fortalecer marketing, tecnologia e logística.
O mercado como um todo segue a mesma direção. Só em 2024, os investimentos em mídia digital no Brasil cresceram 12% e devem acelerar ainda mais nos próximos anos.
Essas empresas amplificam a presença.
Melhoram a comunicação.
Ajustam o funil.
Ouvem o cliente.
Agem.
Enquanto isso, muita pequena empresa que mal aparece no Instagram já está com medo de “gastar demais com post”.
Casos reais: quando investir dá resultado
Na Criare, temos casos reais de aumento de faturamento após uma estratégia consistente de marketing. E isso só foi possível porque:
✔️ Entenderam o que é investir com inteligência
✔️ Confiaram no processo
✔️ Tiveram paciência para colher os resultados
Marketing não é mágica. É construção.
E isso exige constância, não impulso.
Mas atenção: marketing sozinho não faz milagre
Todo o investimento do mundo pode ir pro ralo se, do outro lado, o time comercial não sabe atender.
De que adianta um anúncio campeão se o WhatsApp do negócio não responde, se o vendedor não sabe ouvir o cliente, se o agendamento demora dias pra acontecer?
Marketing traz pessoas.
Vendas convertem.
Atendimento fideliza.
A pergunta não é se você pode investir em marketing.
A pergunta é: quanto está custando não investir?





Comentários