Rede social é para todo negócio?
Marketing Digital é sem dúvida para todo negócio, mas redes sociais não. Pode parecer controverso, já que todos estão nas redes sociais, mas estar nas redes sociais e fazer marketing digital são coisas distintas.
Muitos confundem Marketing Digital com Marketing Social. Esforço e dinheiro são gastos nas redes sociais, mas sem nenhuma métrica envolvida. Isso mesmo, se você está realizando alguma estratégia, ela precisa ter uma razão, e se essa razão é “porque todo mundo faz” ou “porque todo mundo está na internet” seu esforço está sendo desperdiçado.
A rede social é uma super importante ferramenta do mix digital, mas muitos negócios tem página e não se comunicam nela adequadamente e isso é mais negativo do que positivo.
- Se você não atualiza com frequência, bloqueie.
- Se você não cria conteúdo direcionado para a rede, bloqueie.
- Se você usa a rede do seu negócio como se fosse sua, bloqueie.
- Se você não sabe como usá-la, bloqueie.
Como usar as redes então?
1- Divulgar seu negócio e construir a imagem da marca;
2- Publicar lançamentos, ofertas e promoções;
3- Interagir com o público e fazer o atendimento ao consumidor (SAC);
4- Levar tráfego para o seu site;
5- Criar uma loja virtual para vender seus produtos;
6- Criar uma comunidade em torno da sua marca;
7- Participar de grupos sobre a sua área de atuação;
8- Criar eventos e convidar o público para participar;
9- Fazer transmissões ao vivo;
10- Criar anúncios pagos para públicos segmentados.
1- Mostrar a essência da marca nos seus conteúdos;
2- Criar conteúdos em diversos formatos — posts, Stories, IGTV, Reels;
3- Criar enquetes e perguntas para interagir e conhecer melhor o público;
4- Responder mensagens diretas dos usuários;
5- Marcar produtos nos posts e levar para a compra;
6- Impulsionar posts e criar anúncios segmentados;
7- Criar uma loja virtual para vender os seus produtos;
8- Fazer lives para se aproximar da sua audiência;
9- Criar estratégias de vendas e potencializar os seus resultados.
1- Criar um espaço de relacionamento direto com os consumidores;
2- Fazer o atendimento ao consumidor (SAC);
3- Criar grupos exclusivos para clientes fiéis;
4- Criar listas de transmissão para divulgar produtos, conteúdos e novidades;
5- Programar mensagem automática para sua base de clientes;
6- Fazer catálogo de produtos e vender com mais facilidade;
7- Em breve, até fazer pagamento pelo aplicativo será liberado.
YouTube
1- Publicar entrevistas, palestras ou depoimentos;
2- Criar uma série sobre determinado assunto para engajar o público;
3- Fazer vídeos institucionais para apresentar o seu negócio;
4- Fazer vídeos mais espontâneos e engraçados;
5- Publicar conteúdos educativos sobre temas da sua área de atuação;
6- Demonstrar produtos;
7- Fazer tutoriais, entre outros.
1- Falar sobre o seu negócio, seus valores e cultura organizacional;
2- Publicar conteúdo educativo para profissionais da área (e se posicionar como autoridade!);
3- Relacionar-se com clientes (especialmente se você presta serviços ou vende produtos para outras empresas!);
4- Gerar leads para as suas estratégias de marketing e vendas;
5- Encontrar colaboradores para o seu time;
6- Fazer parcerias com outras empresas, entre outros.
1- Publicar conteúdo atualizado e original;
2- Direcionar tráfego para o seu site ou blog;
3- Mostrar que você está ligado nos assuntos do momento;
4- Interagir com seus seguidores;
5- Monitorar o que estão falando sobre a marca ou determinado assunto.
As redes sociais que elencamos se dividem basicamente em dois tipos principais: o de relacionamento e a de nicho. Isso significa que os usuários das redes de relacionamento buscam uma experiência diferente daqueles que vivenciam as de nicho. Inclusive, muitos utilizam as redes de relacionamento como entretenimento, o que influenciará na forma como você se dirige ao público.
Não é à toa que posts humorísticos podem viralizar nas redes de relacionamento mas dificilmente aparecerão em uma plataforma como o LinkedIn. Pense nisso a fim de agir estrategicamente em cada uma delas e obter o melhor resultado.
Se você não pode cuidar de nenhuma rede, não tenha. Se você entende que ela é
importante, invista em uma equipe que irá gerencia-la para você.
Nós da Criare Comunicação atuamos no gerenciamento de redes sociais, Marketing Digital e muito mais. Conheça mais sobre nosso trabalho em CriareComunicacao.com.br
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