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Rede social é para todo negócio?

Marketing Digital é sem dúvida para todo negócio, mas redes sociais não. Pode parecer controverso, já que todos estão nas redes sociais, mas estar nas redes sociais e fazer marketing digital são coisas distintas.







Muitos confundem Marketing Digital com Marketing Social. Esforço e dinheiro são gastos nas redes sociais, mas sem nenhuma métrica envolvida. Isso mesmo, se você está realizando alguma estratégia, ela precisa ter uma razão, e se essa razão é “porque todo mundo faz” ou “porque todo mundo está na internet” seu esforço está sendo desperdiçado.


A rede social é uma super importante ferramenta do mix digital, mas muitos negócios tem página e não se comunicam nela adequadamente e isso é mais negativo do que positivo.


- Se você não atualiza com frequência, bloqueie.

- Se você não cria conteúdo direcionado para a rede, bloqueie.

- Se você usa a rede do seu negócio como se fosse sua, bloqueie.

- Se você não sabe como usá-la, bloqueie.



Como usar as redes então?


Facebook

1- Divulgar seu negócio e construir a imagem da marca;

2- Publicar lançamentos, ofertas e promoções;

3- Interagir com o público e fazer o atendimento ao consumidor (SAC);

4- Levar tráfego para o seu site;

5- Criar uma loja virtual para vender seus produtos;

6- Criar uma comunidade em torno da sua marca;

7- Participar de grupos sobre a sua área de atuação;

8- Criar eventos e convidar o público para participar;

9- Fazer transmissões ao vivo;

10- Criar anúncios pagos para públicos segmentados.



Instagram

1- Mostrar a essência da marca nos seus conteúdos;

2- Criar conteúdos em diversos formatos — posts, Stories, IGTV, Reels;

3- Criar enquetes e perguntas para interagir e conhecer melhor o público;

4- Responder mensagens diretas dos usuários;

5- Marcar produtos nos posts e levar para a compra;

6- Impulsionar posts e criar anúncios segmentados;

7- Criar uma loja virtual para vender os seus produtos;

8- Fazer lives para se aproximar da sua audiência;

9- Criar estratégias de vendas e potencializar os seus resultados.



WhatsApp

1- Criar um espaço de relacionamento direto com os consumidores;

2- Fazer o atendimento ao consumidor (SAC);

3- Criar grupos exclusivos para clientes fiéis;

4- Criar listas de transmissão para divulgar produtos, conteúdos e novidades;

5- Programar mensagem automática para sua base de clientes;

6- Fazer catálogo de produtos e vender com mais facilidade;

7- Em breve, até fazer pagamento pelo aplicativo será liberado.



YouTube

1- Publicar entrevistas, palestras ou depoimentos;

2- Criar uma série sobre determinado assunto para engajar o público;

3- Fazer vídeos institucionais para apresentar o seu negócio;

4- Fazer vídeos mais espontâneos e engraçados;

5- Publicar conteúdos educativos sobre temas da sua área de atuação;

6- Demonstrar produtos;

7- Fazer tutoriais, entre outros.



LinkedIn

1- Falar sobre o seu negócio, seus valores e cultura organizacional;

2- Publicar conteúdo educativo para profissionais da área (e se posicionar como autoridade!);

3- Relacionar-se com clientes (especialmente se você presta serviços ou vende produtos para outras empresas!);

4- Gerar leads para as suas estratégias de marketing e vendas;

5- Encontrar colaboradores para o seu time;

6- Fazer parcerias com outras empresas, entre outros.



Twitter

1- Publicar conteúdo atualizado e original;

2- Direcionar tráfego para o seu site ou blog;

3- Mostrar que você está ligado nos assuntos do momento;

4- Interagir com seus seguidores;

5- Monitorar o que estão falando sobre a marca ou determinado assunto.



As redes sociais que elencamos se dividem basicamente em dois tipos principais: o de relacionamento e a de nicho. Isso significa que os usuários das redes de relacionamento buscam uma experiência diferente daqueles que vivenciam as de nicho. Inclusive, muitos utilizam as redes de relacionamento como entretenimento, o que influenciará na forma como você se dirige ao público.


Não é à toa que posts humorísticos podem viralizar nas redes de relacionamento mas dificilmente aparecerão em uma plataforma como o LinkedIn. Pense nisso a fim de agir estrategicamente em cada uma delas e obter o melhor resultado.


Se você não pode cuidar de nenhuma rede, não tenha. Se você entende que ela é

importante, invista em uma equipe que irá gerencia-la para você.


Nós da Criare Comunicação atuamos no gerenciamento de redes sociais, Marketing Digital e muito mais. Conheça mais sobre nosso trabalho em CriareComunicacao.com.br

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