CASE
HEAPN
O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes é referência no atendimento à população da baixada fluminense e parte da região serrana do estado do Rio de Janeiro.
Com a chegada da pandemia do Covid-19 surgiu a necessidade emergencial de se criar uma força tarefa para o combate ao vírus, envolvendo o remanejamento de setores inteiros, mudanças e criações de novos leitos, necessitando assim de a uma intensa comunicação interna, novas sinalizações e informativos indicando os cuidados necessários para se evitar o contágio, tanto para os colaboradores quanto para a população.
A Criare foi o departamento de Marketing do HEAPN durante os primeiros meses da pandemia!
As Demandas
O foco principal do nosso trabalho foi dar todo o suporte necessário para que a unidade conseguisse rapidamente fazer as adaptações, sinalizações e comunicações necessárias em meio a essa pandemia. A comunicação aqui era essencial, podendo evitar o contágio e a proliferação do vírus através da informação.
Fizemos a sinalização dos setores separados para o cuidado dos pacientes suspeitos/ confirmados com o Covid-19, criamos materiais de orientação aos profissionais para os cuidados durante a paramentação e desparamentação, criamos materiais de informativos sobre os cuidados necessários para evitar o contágio, novos fluxos de atendimento e critérios de precaução e internação. Sinalizamos as entradas das emergências em "respiratória" e "não respiratória", criando assim a separação necessária.
Criamos o "Código Laranja ” que anunciava por voz a transferência dos pacientes suspeitos/confirmados com Covid-19, cujas rotas estavam sinalizadas pelo chão, de modo que os demais colaboradores ou pacientes pudessem evitar esses locais durante esse período.
Fizemos a produção de vídeos e fotos mostrando as adaptações realizadas para combate ao Covid-19 e as diversas inaugurações dos novos CTIs, enfermarias, e etc.
Junto ao setor de comunicação, nós criamos um cartão para presentear nossos pacientes
aniversariantes, internados no hospital, para que este dia não passasse em branco.
Para a segurança do paciente criamos um material indicando a classificação dos
pacientes pela cor da pulseira, assim como uma placa para identificação dos mesmos
para seus respectivos leitos. Fizemos também uma campanha interna sobre o Maio Amarelo - Por um trânsito mais seguro. E muito mais...