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Um Resumo do Relatório de Marketing da Nielsen e da Kantar 2023

No cenário atual, onde a competição é acirrada e as preferências do consumidor estão em constante evolução, compreender o comportamento do consumidor é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing.


Neste blog, mergulharemos profundamente em um relatório abrangente divulgado pela Nielsen e pela Kantar, que aborda itens essenciais para quem trabalha com Marketing.


O relatório que resumiremos aqui oferece insights valiosos e estratégias práticas para enfrentar esse desafio em constante evolução, como:


O streaming é o futuro, mas ainda precisa provar seu valor para os profissionais de marketing.


A confiança na medição do ROI é baixa nos canais digitais.


89% dos brasileiros preferem mídia exterior que digital.


OOH Digital.



Este resumo oferecerá uma visão abrangente do relatório de marketing e pesquisa de comportamento do consumidor com anúncios, fornecendo aos profissionais de marketing e empresários as ferramentas necessárias para criar estratégias publicitárias mais eficazes em um ambiente em constante mudança. Fique conosco enquanto exploramos as estratégias que impulsionam o sucesso no mundo do marketing e da publicidade modernos.


1. O Streaming é o Futuro, Mas Ainda Precisa Provar seu Valor para os Profissionais de Marketing.

De acordo com o relatório da Nielsen, o crescimento do streaming ilustra o futuro de como a audiência interage com a TV. 84% dos profissionais entrevistados agora incluem o streaming em seu planejamento de mídia, embora menos da metade avalie esse investimento como eficiente. Além das propagandas nas plataformas de streaming, as lives sociais também ganharam destaque nas estratégias de conteúdo das grandes marcas, proporcionando alcance global e engajamento em tempo real, fundamentais para a construção de uma comunidade em torno do conteúdo desejado.


2. A Confiança no ROI nos Canais Digitais

Apesar do reconhecimento dos benefícios dos canais digitais e do streaming em crescimento, muitos profissionais de marketing ainda não têm um entendimento claro de como direcionar seus investimentos em cross-media. Os retornos mensuráveis são fundamentais para tomar decisões de investimento de mídia, mas mais da metade dos profissionais de marketing (52% em média) se concentra apenas em métricas de alcance e frequência. Este cenário torna essencial a busca por dados de audiência de qualidade para otimizar o orçamento de mídia.


3. Brasileiros Preferem Receber Publicidade em Canais de Mídia Offline

A mídia Out of Home (OOH) destaca-se com uma taxa de visualização 15% maior e 42% mais engajamento, segundo uma pesquisa da GALERIA.ag e da JCDecaux.

Ao contrário da TV, a mídia exterior cresceu 6% nos últimos 7 anos, com penetração máxima no Rio de Janeiro (89%).

O uso criativo de relógios digitais para anunciar preços especiais pelo Supermercado Mundial exemplifica a eficácia da OOH.

A pesquisa também revela que a criatividade (57%), seguida da tecnologia (32%) e informação/promoção (27%) são os elementos que mais chamam a atenção.


Mesmo em um mundo aparentemente conectado, 96% dos entrevistados foram impactados por anúncios enquanto estavam em transporte.


4. OOH Digital

Com 66% dos entrevistados observando anúncios no formato digital, houve um aumento de 14% nos últimos 6 anos. Isso evidencia a convergência da tecnologia com a criatividade, possibilitando a presença de outdoors digitais em diversos locais da cidade, permitindo que as empresas mantenham campanhas atualizadas tanto no mundo físico quanto digital.

Além disso, 68% dos entrevistados já compraram ou pesquisaram produtos devido a mídias exteriores (OOH), destacando o poder desse meio.



Com esses dados em mãos, como você irá programar suas próximas campanhas? Foco 100% no digital, ou vai começar a pensar no Offline também?

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