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O que você está fazendo, é mesmo marketing?

Nos últimos anos o marketing tem sido atribuído de uma maneira genérica a tudo relacionando a comunicação, principalmente quando o assunto é digital, mas isso está correto? A resposta é: Não. Por isso fizemos este artigo, para esclarecer essas diferenças, com objetivo de que sua expectativa no marketing não seja frustrada.





O que é marketing?


De acordo com Philip Kotler, grande nome do marketing mundial:

“Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores”.


Marketing é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado por meio de produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. A finalidade do marketing é criar valor, gerar satisfação, gerando relacionamentos lucrativos para ambas as partes. O Marketing é a parte estrutural, que visa direcionar e gerir todo negócio, produto ou serviço, voltado para o mercado no qual ele será lançado.



Marketing é publicidade?


Não! A publicidade visa tornar algo conhecido, sendo assim uma ferramenta usada para alcançar os objetivos definidos pelo marketing. Ela faz parte do processo de divulgação, mas não se trata da mesma coisa.


Por exemplo: O marketing definiu no plano de marketing que teremos uma verba de R$ 500,00 para investir em Social Ads para alcançar o público X, da região X. A publicidade é a parte criativa responsável por desenvolver uma campanha que tornará esse plano uma realidade. Os “criativos” irão desenvolver a mecânica, o visual, os textos, slogan e tudo que for necessário para que seu cliente veja o anúncio e deseje clicar. Marketing e publicidade trabalharão juntos para checar ao objetivo final.



Então fazer redes sociais não é fazer marketing?


Exatamente! O marketing digital é formado por diversos braços, a rede social é apenas um deles, porém estar nas redes sociais não quer dizer que você esteja fazendo marketing digital.

Sempre defendo a tese de que fazer redes social sem objetivo estratégico, é perder tempo. Nenhum negócio se sustenta somente por sua rede social. E faço a seguinte pergunta à você leitor: Você conhece seu público-alvo? Por qual razão o seu negócio está na rede social? Qual é o objetivo da rede social do seu negócio?

Confira:



Afinal de contas, por que todo mundo diz que tudo é marketing?


Pelo fato de que o marketing é o responsável por planejar o que será feito, coordenar a execução de cada ação, analisar seus resultados e ajustar as arestas para futuras ações. Tudo isso demanda conhecimento estratégico de mercado. Não se trata de fazer por que todo mundo está fazendo.

  • O marketing não cria campanha, cria estratégias.

  • O marketing não faz posts para as redes, planeja como se comunicar com o cliente da maneira certa, através das ferramentas certas.

  • O marketing não vende, mas aproxima consumidor e marca.

Confira:


Além de planejar todo o negócio e as ações publicitárias, o marketing também se preocupa com as estratégias que envolvem o público interno da empresa, os processos, o relacionamento com o cliente, o impacto da marca, a operação do negócio como um todo.


Um profissional de marketing é uma espécie de administrador e deve trabalhar em conjunto com os setores: administrativos, financeiros, recursos humanos, vendas, entre outros. É primordial entender o financeiro para planejar crescimento de mercado, o administrativos para organizar os processos, o recursos humanos para trazer satisfação aos colaboradores e fortalecer a equipe interna, aumentando as qualidade dos atendimentos prestados e as vendas, e assim por diante. O marketing não pode e não deve atuar de forma isolada.


Confira:



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Acesse e conheça:

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