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O que é uma análise SWOT?

O que é uma análise SWOT?


A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que te ajuda a visualizar a o ambiente interno e externo de uma organização, com o objetivo de identificar pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

Vamos a eles:

  • Strengths (Pontos Fortes): são as características internas da organização que a tornam competitiva e diferenciada no mercado;

  • Weaknesses (Pontos Fracos): são as características internas da organização que a deixam em desvantagem em relação aos concorrentes;

  • Opportunities (Oportunidades): são fatores externos que podem ser aproveitados como oportunidades para a organização;

  • Threats (Ameaças): são fatores externos que podem representar riscos para a organização.

Com base nas informações que você recebeu na análise SWOT, agora você será capaz de definir objetivos e metas mais claros e elaborar planos de ação mais eficientes para se fortalecer e aproveitar as oportunidade que o mercado te permite.






Como fazer uma análise SWOT?


Em cinco passos você poderá montar a SWOT do seu negócio. Mão na massa:

  1. Identifique os pontos fortes do seu negócio: Escreva as características internas da organização que a tornam competitiva e diferenciada no mercado.

  2. Identifique os pontos fracos da organização: Escreva as características internas da organização que a deixam em desvantagem em relação aos concorrentes.

  3. Identifique as oportunidades no ambiente externo: Liste fatores externos que possam ser aproveitados como oportunidades para a organização, como novas tendências de mercado, mudanças na legislação, novas tecnologias, entre outros.

  4. Identifique as ameaças no ambiente externo: Liste fatores externos que possam representar riscos para a organização, como mudanças na concorrência, crises econômicas, mudanças na legislação, entre outros.

  5. Analise os resultados: Analise os resultados obtidos na análise SWOT e identifique objetivos e metas mais claros e elaborar planos de ação mais eficientes.

Algumas pessoas se furtam de colocar todas as informações com medo de algum superior, ou até mesmo por saber que aquilo não pode ser mudado, o que causa uma falha no resultado final.

Depois de fazer a análise SWOT, copile todas as informações para começar a desenhar uma estratégia e plano de ação para aproveitar as forças e oportunidade, e atuar em cima as fraquezas e ameaças.

Defina os objetivos e data para cada etapa, levando em consideração os recursos disponíveis e potenciais riscos. Lembre-se, toda ação que uma organização toma, pode haver uma reação dos seus concorrentes.

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